Empresas de prestação de serviço continuam trabalhando na pandemia da covid 19, por isso, é preciso manter cuidados em casa para garantir a saúde e segurança de todos.

A pandemia da Covid 19 iniciou oficialmente em todo mundo em março de 2020, e desde então, já são mais de 529 milhões de pessoas infectadas em todo mundo, com mais de 6 milhões e 200 mil mortes. No Brasil, são mais de 660 mil mortos e mais de 30 milhões de casos em maio de 2022.

Até abril de 2022, os números de infectados e mortes estavam caindo consideravelmente, porém, com a chegada do outono, houve um aumento no número de casos.

Dessa forma, é preciso tomar medidas de prevenção contra a covid 19 na residência, para garantir que qualquer serviço efetuado não gere riscos aos prestadores e nem para a família.

Confira os cuidados que devem ser tomados em casa contra a Covid e quais as medidas das empresas para prestação de serviço de qualidade e sem riscos a saúde.

O que é a covid 19 e a importância de seu status de pandemia

A Covid 19 ou coronavírus SARS-Cov-2, é um vírus da família viral do coronavírus que foi descoberta em dezembro de 2019 e se alastrou pelo mundo, recebendo o status de pandemia pela OMS.

A família viral do coronavírus é conhecida desde a década de 60, com muitas mutações diferentes, sendo a mais letal a primeira mutação conhecida como delta e datada de 2020. A partir daí, com o aparecimento das vacinas em 2021, as mutações se tornaram mais transmissíveis, porém, menos letais.

Os sintomas da covid 19 se assemelha muito com uma gripe comum, com sintomas como febre, coriza, mal-estar e tosse, mas pode evoluir rapidamente para problemas respiratórios, sendo necessário uso de ventilador mecânico, atacando outros órgãos como rins e cérebro.

O uso de máscaras é recomendado em todo mundo para conter a transmissão, além do atendimento médico rápido, assim que sentir os primeiros sintomas, principalmente nos primeiros 3 dias. O uso de antibióticos e anti-inflamatórios tem sido administrado nos casos leves com sintomas, além de repouso e isolamento por até 10 dias.

A doença possui alta letalidade e pode ser contida com vacinação e higienização, além de serviços médicos de qualidade. Além disso, cuidados diários podem ajudar a contê-lo e garantir a saúde de toda família, inclusive, de profissionais na execução de sua prestação de serviço.

Cuidados na contratação de prestação de serviço

Independente de haver caso de covid ou não em uma residência, se ela necessita de um reparo urgente, como entupimentos, por exemplo, é fundamental que os moradores sejam cuidadosos para garantir sua integridade e do profissional que irá fazer a prestação de serviço. Confira algumas dicas importantes para evitar contaminação em casa:

  • Primeiramente, a higienização da casa deve ser diária, com uso de produtos de limpeza como cloro e água sanitária nos banheiros e vaso sanitário, além do uso de álcool em gel nas mãos, principalmente ao sair e chegar da rua ou ao manusear objetos, salvo produtos e utensílios de cozinha, para evitar acidentes com fogo;
  • Passar álcool ou água sanitária com um pouco de água e desinfetante nas maçanetas e celulares, um objeto muito usado hoje em dia e precisa de higienização diária;
  • A água sanitária é fundamental para o uso diário em toda casa, utilizada embebida em pano úmido e com desinfetante para matar o vírus;
  • Recomenda-se abrir janelas e portas para haver ventilação na casa e o isolamento total de pessoas com suspeita ou que testou positivo para covid;
  • Crianças e idosos devem estar bem agasalhados e principalmente os idosos, devem ficar restritos ao imóvel para evitar infecção. Beijos e abraços devem ser evitados.

O indicado a qualquer cliente é que caso algum membro da família esteja com a covid 19, o recomendado é que a prestação de serviço especializado seja adiado até que a casa esteja completamente livre do vírus e de qualquer vestígio de contaminação.

Por isso, é preciso que haja cuidados em casa para garantir a higienização e evitar o risco eminente de ser infectado pela doença. Contudo, qualquer problema no imóvel, requer o auxílio de um profissional especializado.

As medidas de prevenção que as empresas devem ter para evitar contaminações

As empresas de prestação de serviço, por sua vez, devem ter cuidados ainda maiores que seus clientes, já que irão fazer visitas em inúmeras casas e não podem colocar a vida dos moradores em risco e nem se colocar em situações perigosas em prol da segurança de todos.

Portanto, a primeira coisa que é necessário a empresa, é o uso obrigatório de EPIs como máscaras de proteção, luvas e óculos de proteção em alguns casos. Desentupidoras devem ter técnicos especializados e capacitados com conhecimento e domínio nos equipamentos utilizados.

Além disso, devem usar uniforme de tecido resistente e quando necessário, capas especiais para executar serviços com alto risco de contaminação, como manusear produtos químicos ou água contaminada.

Outra empresa que precisa ter o mesmo cuidado são as empresas de caça vazamentos, especializadas em conserto de vazamentos de água e os profissionais devem estar com todos equipamentos e proteção para qualquer tipo de situação arriscada.

É recomendado as famílias que solicitem o auxílio profissional de empresas competentes e reconhecidas no mercado, com prestação de serviço domiciliar com qualidade e garantia, além de preço acessível, pois estas empresas estão preparadas para lidar com todas as situações dando mais segurança a seus clientes.

 

Próximo artigoPrimeiro trimestre de 2022 tem queda no mercado de vinhos no país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui