A impressão 3D na construção civil já é uma realidade desde a década de 80, porém, nos últimos anos, mais precisamente na última década, vimos este avanço ainda maior com uma escalada impressionante de usos na arquitetura, design e consequentemente na construção civil.

Em geral, esta tecnologia gira em torno do processo e desenvolvimento de produtos, porém, cada vez mais, vemos impressoras que tem o poder de criar desde objetos e grandes estruturas, como casas com qualidade.

Neste artigo, falaremos como a impressão 3D promete revolucionar a construção civil hoje e no futuro, garantindo imóveis perfeitos em reformas e novos, com preços mais competitivos e em tempo recorde.

Impressão 3D

Considerada uma tecnologia inovadora, a Impressão 3D é baseada no desenvolvimento de protótipos a partir de modelos tridimensionais, feitos a partir de várias camadas de variados materiais.

Em suma, esta tecnologia visa criar, de forma visual e realista, aquilo que pode ser o desenvolvimento do produto final. No caso de produtos novos, a impressão 3D traz a vida a ideia, agilizando o processo até sua comercialização.

Foi criada em 1984 pelo inventor e cofundador da 3D Systems Chuck Hull. Ao longo das décadas, Hull, assim como outros engenheiros e empresas, buscaram aperfeiçoar o equipamento, até torná-lo acessível nos dias atuais.

Hoje, é possível encontrar uma impressora 3D abaixo dos 2 mil reais, tamanha sua popularidade, porém, para alguns setores como da construção civil, já existem máquinas maiores e com usos mais restritos, porém, oferecendo materiais de qualidade para muitos usos, garantindo casas mais inteligentes e com menos problemas elétricos, estruturais e hidráulicos.

Tipos de estruturas e materiais com a impressão 3D

Existem 5 tipos de impressão, sendo elas:

  1. Estereolitografia;
  2. Sintetização a laser;
  3. Sintetização direta a laser em metal;
  4. Polyjet;
  5. Filamento fundido.

Na Estereolitografia, o processo é a utilização de resina líquida e um laser que consegue criar qualquer coisa, sendo necessário um tratamento final para torná-lo mais liso em sua superfície.

A sintetização direta é uma impressão 3D que recorre a inúmeros materiais, até nylon, complexo de utilizar. O laser consegue fundir até mesmo partículas em pó para formar peças de inúmeros tipos.

A Sintetização a laser é idêntico o anterior, com a diferença de ser específico para uso em metais.

A Polyjet é uma impressora 3D especializada em transferir cor aos materiais e dar acabamento, deixando qualquer material apresentável seja como protótipo ou produto final.

Na Máquina de filamento fundido, inclusive, sua utilização é a mais comum no mercado atual por seu custo mais baixo. É usado plástico em filamentos fundidos e podem criar qualquer objeto.

Impressão 3D na construção Civil

Um dos setores que mais tem se beneficiado com a Impressão 3D é a construção civil. Uma das grandes vantagens, é que novos produtos têm sido criados e seus materiais utilizados, custando mais barato e tornando o custo final ao consumidor, muito mais acessível.

Em outras palavras, a impressão 3D tem garantido produtos mais sustentáveis que a longo prazo, serão mais bem utilizados e sem qualquer tipo de agressão ao meio ambiente e mais fáceis de usar e aplicar. Um desses usos pode ser a construção a seco.

No Brasil, a Impressão 3D tem sido utilizada para criação de produtos como concretos sustentáveis e produtos menores, porém, em outras partes do mundo, é possível encontrar usos bem mais ousados.

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, existe um projeto em desenvolvimento para a construção de prédios em concreto a partir da impressão 3D com até 200 metros quadrados.

Nos próximos anos, veremos essa tecnologia tomar ainda mais protagonismo no setor da construção, tornando possível casas mais seguras, bonitas e baratas, com produtos de qualidade e com uma infinidade de possibilidades.

Artigo anteriorAprenda a organizar os ambientes de casa com essas 6 dicas
Próximo artigoOs vinhos estrangeiros com melhor custo-benefício para você comprar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui